Avançar para o conteúdo principal

Vergonha para as artes marciais

Em tom jocoso ou nem por isso, temos vindo a fazer uma brincadeira inofensiva e até útil para os futuros praticantes na altura de escolherem um local onde depositam a sua integridade física e o seu dinheiro quando treinam.

Goste-se ou não, sempre foi esse o objectivo. No caso das estrelas que animam esta iniciativa, claro que lhes deve desagradar, uma vez que lhes borra a imagem e estraga o arranjinho. Mas há um perigo bem maior para as artes marciais, que sempre existiu mas que é cada vez mais permeável devido à mistura de uma formação competitiva sem enquadramento deontológico. E é a possibilidade de um artista marcial se tornar um criminoso.

Sem qualquer relação com a arte que pratica, pois a quase totalidade dos instrutores de certo não terão ou não darão formação para que suceda o que abaixo se reporta e vai tornando comum.
Como corpo de praticantes em conjunto, deveríamos começar a pensar, se há alguma forma de expurgar este tipo de gente do nosso seio.
Ou se é até desejável.

Não porque possam dar mau nome às artes marciais, porque dão, mas acima de tudo porque conspurcam o templo físico e mental onde treinamos, pelo menos com a sua presença.


Claro que perante estes criminosos o crime de falsificação e excesso de marketing sensacionalista se tornam fenómenos relativos, mas nem por isso devemos deixar de os desincentivar e pelo menos fazer pouco e rir à conta destes personagens que deles se aproveitam para equilíbrio psicológico.

Bem haja.


http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/campeao-de-jiu-jitsu-preso-por-sequestros

Campeão de Jiu Jitsu preso por sequestros 

Sérgio Robalo, aos 28 anos, é campeão nacional e europeu de jiu jitsu brasileiro. Respeitado no mundo das artes marciais, ligado ao submundo da segurança ilegal, o atleta português recorre também à força fora dos ringues. E foi ontem apanhado pela Judiciária, suspeito de um crime de roubo e cinco de sequestro, numa investigação coordenada pela Unidade Especial de Combate ao Crime Violento do DIAP de Lisboa.

O mestre de artes marciais já tinha sido acusado, em 2009, por integrar um grupo responsável pela prática de roubos violentos, apurou o CM. E outro dos 13 visados pelo despacho do DIAP, na altura, era Paulo Baptista, elemento da máfia da Noite de Lisboa que está actualmente preso em Ibiza, Espanha, por um homicídio à pancada.
Na altura, com recurso a golpes de artes marciais, que deixavam as vítimas quase inconscientes, Sérgio Robalo e os cúmplices, dos quais faziam parte oito seguranças da famosa discoteca Kremlin, lançaram-se numa vaga de roubos violentos.
As vítimas, desde um jogador perseguido até casa após ganhar 700 euros no Casino de Lisboa, até ao turista quase asfixiado, a quem roubaram dois mil euros, eram quase sempre perseguidas pelos seguranças, após saírem da discoteca de madrugada.
Robalo ficou em liberdade no âmbito desse processo – mas agora foi apanhado pela Unidade Nacional de Contra-Terrorismo da PJ, por mais crimes de roubo e sequestro, também referentes a 2009. Os cúmplices já tinham sido apanhados. O atleta será hoje presente ao juiz para aplicação de medidas de coacção.

Comentários

  1. concordo a 200 por cento, certas escolas de jiu jitsu tornaram-se agremiações de criminosos que não merecem treinar esta nobre arte. fora com essa merda, parabéns pela visão cuidada e a abnegação com que os autores do blog contribuem para dignificar mais as artes marciais, parabéns

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Técnica mais utilizada

Ponto de situação Pedro Miguel Mariano Esteves - Renshi 4º Dan

Pontos de atenção: 1)Não revelei número de telemóvel nenhum, fiz copy paste da página da Jukoshin, tinhas lá o telefone agora é que o retiraste, bem como bloqueaste todos os perfis em Hi5 e Facebook. O que nos alivia é que temos as fotos, vídeos e informações gravadas. Se como quem não deve não teme, então tu deves muito. 2)Foi-te pedido várias vezes gentilmente, mostrares provas das tuas graduações, que não uma caderneta falsificada, dando-te o benefício da dúvida, mas fechas-te em copas, tentando manter o prestígio que pensas que te resta, pois é só do prestígio que vives, como forma de ludibriar as pessoas que vão ter contigo para aprender, dá graças às que não conhecem a internet ou este blogue. Como o teu silêncio não responde ao que foi pedido, talvez as tuas palavras sejam esclarecedoras para os mais exegetas. Sugiro que contactes pela via prévia em que enviaste a digitalização da tua caderneta, pois como dissemos, é preferível resolver as coisas entre 'praticantes marciais...

Feito a pensar no 1º de Dezembro

I Não é sem uma grande dose de emoção que nos vimos de novo na tua companhia, caro leitor deste arcano blog. Em virtude do processo judicial movido contra nós pelo Sensei Helder Nunes, fomos encarcerados por um tribunal composto por um juíz que apenas tinha o 2º ano de Direito e advogados quer de defesa quer de acusação sem licenciatura mas que costumam ler as letras pequenas dos manuais de electrodomésticos. O enquadramento do leitor nesta história tem portanto de se estender textualmente um pouco mais que o normal. Todos os autores deste blog foram enviados para estabelecimentos prisionais diferentes mas nenhum deles ainda totalmente construído, os que tinham telhado não tinham paredes, os que tinham paredes não tinham telhados, e os que tinham telhados e paredes não tinham portas. A sociedade condenou-nos pelos nossos crimes e forçou-nos a uma clausura de alguns anos, atrasando-nos de forma irremediável a progressão cromática na longa cadeia de cintos que são hoj...

O buda foi à boda

  Caros amigos, vimos por este meio actualizar o estado do Do dos nossos amigos menos próximos da verdade, respectivamente, Ranshi Esteves e Mini Nunes. E as novidades deixam-nos sinceramente contentes. Achamos que os eventos ocorridos nos últimos tempos possam trazer alguma mudança, ou evolução a todos os intervenientes. Começando, e não cabendo em nós de emoção, anunciamos o casamento de Ranshi Esteves, a 23 de Julho, com uma senhora de nacionalidade brasileira mais propriamente de Socoraba, curiosamente a zona escolhida do Brasil para um estágio da Jukoshoto de Gomez, que por lá tem uma filial. Presume-se que o Pedrito foi lá fazer um estágio e se apaixonou por todos os tipos de beleza natural de terras de Vera Cruz. Em http://jukoshotoryu.es/en/instructores/  quantos famosos reconhecem? Esperamos que a sua esposa possa acalmar o frenesim carimbolístico, e agora muito a sério, lhe consiga meter juízo na cabeça, duvidando nós em boa fé se ela sabe como adquiriu o marido tal ...